Cultura Participativa: como desenvolver autonomia, pertencimento e colaboração

O Workshop “Cultura Participativa” foi desenvolvido a partir da experiência prática da Enspiral, uma rede global de 250 empreendedores e 10 start-ups fundada na Nova Zelândia há sete anos, pioneira em novos modelos de organização no trabalho.

A partir de uma dinâmica de apresentação de conceitos interativa e de exercícios os participantes vivenciam a prática de uma organização que distribui funções e atribuições de forma não hierárquica, estimulando um ambiente de autonomia, experimentação e legitimação de idéias.

O workshop de 4 horas compartilha processos, práticas e ferramentas usadas pela Enspiral abordando os seguintes temas:

  • Tomada de decisões: como chegar a consenso com 250 pessoas e não passar longas horas em reuniões? Nossa resposta: Loomio
  • Finanças: Como financiar projetos coletivamente? Nossa resposta: CoBudget
  • Gestão: Como desenvolver responsabilidade, motivação e estruturas de apoio numa organização onde não existem chefes ou gerentes? (Nossa resposta: Stewards)
  • Liderança: Como um modelo de liderança distribuída pode funcionar? (Nossa resposta: Catalistas)
  • Governança: Como viabilizar modelos de governança numa organização participativa? (Nossa resposta: Minimum Viable Board)
  • Cultura: como criar uma cultura de participação e pertencimento?


Pagamento

Valor do curso: R$ 350,00

Facilitadora

Sandra Chemin

Pioneira da internet, quando fundou a Hipermídia, primeira agência digital do Brasil em uma época onde internet existia apenas dentro da universidade. Depois de vender sua agência, Sandra comandou a operação de internet da Ogilvy na América Latina. Um diagnóstico errado de câncer na família iniciou um profundo processo de transformação pessoal, levando Sandra a morar a bordo de um veleiro com seu marido e filhas, conhecendo mais de 30 países.

Seu interesse em modelos participativos de gestão começou há dez anos quando foi co-fundadora de uma escola Waldorf em Paraty e fez a formação O líder como facilitador pela Adigo. Recentemente estruturou a expansão da Mesa&Cadeira, uma consultoria de inovação que prototipa soluções para grandes desafios em curtos períodos de tempo. Palestrante, fez duas apresentações no TEDx.

Consultora e conselheira de empresas, membro da Enspiral e embaixadora da Edmund Hillary Fellowship, programa que criou o único visto do mundo para atrair empreendedores e incubar projetos de impacto global a partir da Nova Zelândia. Seu mais novo projeto chama future.you, um programa de mentoria que traz uma nova perspectiva sobre trabalho e ajuda as pessoas a escolher o estilo de vida que querem levar e desenhar seu trabalho ao redor dele.