Escutatória - Exercitando a escuta do outro através música

“Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.” Rubem Alves


A escuta é uma habilidade que fortalece a empatia e cria conexões. Através da escuta, ampliamos as fronteiras daquilo que conhecemos, dando espaço para o aprendizado e para o crescimento.

Mas será que sabemos escutar? A música, sendo essencialmente uma arte da escuta, pode ampliar a nossa percepção da escuta de nós mesmo e do mundo. Ela também afeta nossos corpos, mentes e sentimentos. Ela nos faz sentir diferente, e agir de maneira diferente. A música quebra barreiras e constrói pontes para o contato com outros seres humanos. Na música podemos vivenciar experiências emocionais e sociais análogos às experiências da vida, e experimentar a escuta em seu nível mais elementar, pois a percepção dos sons antecede compreensão verbal. No entanto, a música é também comunicação e pode muitas vezes expressar aquilo que as palavras não alcançam.

Neste encontro abordaremos a escuta a partir de uma abordagem sonora e musical. Através de experiências com diversos instrumentos musicais simples, tais como sinos, tambores e chocalhos, os participantes serão convidados a explorar os seguintes temas:
- O Silêncio Interior (o não-julgamento)
- As Pausas Musicais (a escuta generosa)
- A Ressonância Musical (a escuta empática)

Todos os instrumentos serão fornecidos pelo facilitador e não é preciso ter conhecimento musical.

Inscrição

Data: 16/Junho

Horário: 9h as 12h

Endereço: Rua Agissê, 42

Investimento: R$ 120,00

Pagamento

Facilitadora

Gabriela Pelosi

Gabriela é cantora, violonista, e mestre Musicoterapia pela Universidade de Nova York. Trabalhou como arte educadora em diversos hospitais, e musicoterapeuta em clínicas e escolas para crianças e adultos com atrasos no desenvolvimento e distúrbios da comunicação.