Como fazemos

lorem ipsum dolor sit amet

Facilitação

A facilitação do jeito Syntese é um processo de ajuda, no qual o facilitador cria condições para que os participantes do treinamento possam ser eles mesmos. O facilitador tem o papel de fazer os conhecimentos individuais se transformarem em conhecimento coletivo e substancial.

Perfil do facilitador Syntese

Dá apoio ao grupo, e não respostas

Facilita - e não protagoniza - o processo aprendizagem

Integra-se ao grupo, e não demonstra hierarquia

É autêntico e congruente, sem representar papéis

Os treinamentos cocriados pela Syntese e seus clientes são baseados no Fluxo da Facilitação, criado pela própria consultoria. O Fluxo da Facilitação representa toda a movimentação do grupo e do facilitador, bem como a causa e o efeito do treinamento no ambiente empresarial.

Entenda o que representam os elementos do Fluxo da Facilitação.

Filamentos - facilitador e participantes

Movimentos dos filamentos - momentos de protagonismo do facilitador e dos participantes, ao longo do treinamento

Pontos de encontro - tudo o que é cocriado durante o treinamento, como os aprendizados

Conectores - intensidade de participação do facilitador e dos integrantes, em diferentes fases do treinamento

Os conectores provenientes do facilitador carregam o desenho do treinamento. Neles, estão, por exemplo, a introdução ao tema, os acordos propostos ao grupo, os estímulos (perguntas, histórias e/ou conteúdos trazidos pelo facilitador), os recursos didáticos e o fechamento.

Já os conectores que nascem do filamento dos participantes trazem as percepções, contribuições e reflexões do grupo, em relação ao tema do treinamento, bem como o repertório de cada integrante.

Alegoria do Jardim

Justamente por ter a cocriação como um dos seus princípios, a Syntese acredita no poder do grupo de traçar a sua própria trilha de aprendizagem, sem deixar de lado o objetivo central do treinamento.

Essa autonomia permite ao grupo sugerir caminhos distintos daquele inicialmente proposto pelo facilitador. Mas o ponto de chegada continua sendo o mesmo. Este é o conceito da Alegoria do Jardim criado pela Syntese e inspirado na experiência do usuário tão prezada pelos designers.

Programas para Facilitadores

Temos a preocupação de formar os facilitadores que atuam no “Nosso Jeito” e de mantê-los atualizados com as práticas da facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa. Para isso, desenvolvemos algumas iniciativas. Veja a seguir:

FORMAÇÃO DE FACILITADORES

Todos os facilitadores da Syntese passam por uma formação na qual se aprofundam em temas, como:

Pressupostos filosóficos da educação

Princípios da Abordagem Centrada na Pessoa

Recursos didáticos que contribuem com a facilitação

Posturas para apresentação

Práticas de facilitação

FACILITAÇÃO PARA FACILITADORES

Esta é uma formação de cerca de quatro meses, para aprimorar o repertório de quem já é facilitador Syntese. Neste curso, o participante acessa inovadoras metodologias e recursos didáticos, todos relacionados à educação. Todas as aulas são “open space”, ou seja, construídas junto com o grupo, respeitando os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa.

Saiba mais: nucleosyntese.com.br

DIÁLOGOS DE FACILITAÇÃO

Encontros trimestrais de facilitadores Syntese para:

Ampliar repertório dos profissionais

Fortalecer o grupo

Estreitar a conexão deles com os nossos valores

Ampliar a visão de si e de grupo

Área de qualidade

Ser facilitador com base na Abordagem Centrada na Pessoa não é uma questão de método ou técnica, mas de jeito, de atitude. Exercer os princípios da ACP requer desapego de muitos padrões que adotamos ao longo da vida.

A Syntese tem uma equipe que acompanha os facilitadores em alguns treinamentos com o objetivo de apoiá-los nas posturas facilitadoras que a consultoria tanto prioriza.

Plantão ACP

Os facilitadores da Syntese têm a oportunidade de, mensalmente, participar de rodadas de conversas com Marcos Alberto da Silva Pinto, psicoterapeuta e facilitador de grupos de encontro desde 1990. Marcos ministra cursos e palestras sobre a Abordagem Centrada na Pessoa em todo o Brasil.

Ele é idealizador, colaborador e mantenedor do site especializado em ACP, www.encontroacp.com.br. Ajudou a fundar a Associação Paulista da ACP, na qual foi presidente por quatro vezes. Nos encontros com Marcos, os facilitadores da Syntese se reúnem para falar sobre a abordagem, tirar dúvidas que surgem nos treinamentos corporativos e reforçar que, sim, sempre é possível escolher o caminho da facilitação.

” A sala de treinamento é um ambiente de contribuição, um espaço a ser preenchido com o conhecimento, o repertório e as histórias de todos que estão dispostos a compartilhá-los. “

Alexandre Moreno.
Idealizador e fundador da Syntese.

DOWNLOADS

O Canvas da Facilitação foi desenvolvido pela Syntese. É uma ferramenta prática e versátil que permite enxergar todos os aspectos fundamentais para a construção de uma jornada de facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa.
BAIXE AQUI