Como fazemos

lorem ipsum dolor sit amet

Facilitação

A facilitação do jeito Syntese é um processo de ajuda, no qual o facilitador cria condições para que os participantes do treinamento possam ser eles mesmos. O facilitador tem o papel de fazer os conhecimentos individuais se transformarem em conhecimento coletivo e substancial.

Perfil do facilitador Syntese

Dá apoio ao grupo, e não respostas

Facilita - e não protagoniza - o processo aprendizagem

Integra-se ao grupo, e não demonstra hierarquia

É autêntico e congruente, sem representar papéis

Os treinamentos cocriados pela Syntese e seus clientes são baseados no Fluxo da Facilitação, criado pela própria consultoria. O Fluxo da Facilitação representa toda a movimentação do grupo e do facilitador, bem como a causa e o efeito do treinamento no ambiente empresarial.

fluxo de facilitação

Entenda o que representam os elementos do Fluxo da Facilitação.

Filamentos - facilitador e participantes

Movimentos dos filamentos - momentos de protagonismo do facilitador e dos participantes, ao longo do treinamento

Pontos de encontro - tudo o que é cocriado durante o treinamento, como os aprendizados

Conectores - intensidade de participação do facilitador e dos integrantes, em diferentes fases do treinamento

Os conectores provenientes do facilitador carregam o desenho do treinamento. Neles, estão, por exemplo, a introdução ao tema, os acordos propostos ao grupo, os estímulos (perguntas, histórias e/ou conteúdos trazidos pelo facilitador), os recursos didáticos e o fechamento.Já os conectores que nascem do filamento dos participantes trazem as percepções, contribuições e reflexões do grupo, em relação ao tema do treinamento, bem como o repertório de cada integrante.

Alegoria do Jardim

Justamente por ter a cocriação como um dos seus princípios, a Syntese acredita no poder do grupo de traçar a sua própria trilha de aprendizagem, sem deixar de lado o objetivo central do treinamento.Essa autonomia permite ao grupo sugerir caminhos distintos daquele inicialmente proposto pelo facilitador. Mas o ponto de chegada continua sendo o mesmo. Este é o conceito da Alegoria do Jardim criado pela Syntese e inspirado na experiência do usuário tão prezada pelos designers. facilitação

Programas para Facilitadores

Temos a preocupação de formar os facilitadores que atuam no “Nosso Jeito” e de mantê-los atualizados com as práticas da facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa. Para isso, desenvolvemos algumas iniciativas. Veja a seguir:

FORMAÇÃO DE FACILITADORES

Todos os facilitadores da Syntese passam por uma formação na qual se aprofundam em temas, como:

Pressupostos filosóficos da educação

Princípios da Abordagem Centrada na Pessoa

Recursos didáticos que contribuem com a facilitação

Posturas para apresentação

Práticas de facilitação

FACILITAÇÃO PARA FACILITADORES

Esta é uma formação de cerca de quatro meses, para aprimorar o repertório de quem já é facilitador Syntese. Neste curso, o participante acessa inovadoras metodologias e recursos didáticos, todos relacionados à educação. Todas as aulas são “open space”, ou seja, construídas junto com o grupo, respeitando os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa.

Saiba mais: nucleosyntese.com.br

DIÁLOGOS DE FACILITAÇÃO

Encontros trimestrais de facilitadores Syntese para:

Ampliar repertório dos profissionais

Fortalecer o grupo

Estreitar a conexão deles com os nossos valores

Ampliar a visão de si e de grupo

Área de qualidade

Ser facilitador com base na Abordagem Centrada na Pessoa não é uma questão de método ou técnica, mas de jeito, de atitude. Exercer os princípios da ACP requer desapego de muitos padrões que adotamos ao longo da vida.A Syntese tem uma equipe que acompanha os facilitadores em alguns treinamentos com o objetivo de apoiá-los nas posturas facilitadoras que a consultoria tanto prioriza.

Plantão ACP

Os facilitadores da Syntese têm a oportunidade de, mensalmente, participar de rodadas de conversas com Marcos Alberto da Silva Pinto, psicoterapeuta e facilitador de grupos de encontro desde 1990. Marcos ministra cursos e palestras sobre a Abordagem Centrada na Pessoa em todo o Brasil.Ele é idealizador, colaborador e mantenedor do site especializado em ACP, www.encontroacp.com.br. Ajudou a fundar a Associação Paulista da ACP, na qual foi presidente por quatro vezes. Nos encontros com Marcos, os facilitadores da Syntese se reúnem para falar sobre a abordagem, tirar dúvidas que surgem nos treinamentos corporativos e reforçar que, sim, sempre é possível escolher o caminho da facilitação.

Alexandre moreno - facilitação syntese

” A sala de treinamento é um ambiente de contribuição, um espaço a ser preenchido com o conhecimento, o repertório e as histórias de todos que estão dispostos a compartilhá-los. “

Alexandre Moreno.Idealizador e fundador da Syntese.

facilitação - um jeito de ser

DOWNLOADS

O Canvas da Facilitação foi desenvolvido pela Syntese. É uma ferramenta prática e versátil que permite enxergar todos os aspectos fundamentais para a construção de uma jornada de facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa. Faça o download do canvas da facilitação