A facilitação do jeito Syntese é um processo de ajuda, no qual o facilitador cria condições para que os participantes do treinamento possam ser eles mesmos. O facilitador tem o papel de fazer os conhecimentos individuais se transformarem em conhecimento coletivo e substancial.
Perfil do facilitador Syntese
Dá apoio ao grupo, e não respostas
Facilita - e não protagoniza - o processo aprendizagem
Integra-se ao grupo, e não demonstra hierarquia
É autêntico e congruente, sem representar papéis
Os treinamentos cocriados pela Syntese e seus clientes são baseados no Fluxo da Facilitação, criado pela própria consultoria. O Fluxo da Facilitação representa toda a movimentação do grupo e do facilitador, bem como a causa e o efeito do treinamento no ambiente empresarial.
Entenda o que representam os elementos do Fluxo da Facilitação.
Filamentos - facilitador e participantes
Movimentos dos filamentos - momentos de protagonismo do facilitador e dos participantes, ao longo do treinamento
Pontos de encontro - tudo o que é cocriado durante o treinamento, como os aprendizados
Conectores - intensidade de participação do facilitador e dos integrantes, em diferentes fases do treinamento
Os conectores provenientes do facilitador carregam o desenho do treinamento. Neles, estão, por exemplo, a introdução ao tema, os acordos propostos ao grupo, os estímulos (perguntas, histórias e/ou conteúdos trazidos pelo facilitador), os recursos didáticos e o fechamento.Já os conectores que nascem do filamento dos participantes trazem as percepções, contribuições e reflexões do grupo, em relação ao tema do treinamento, bem como o repertório de cada integrante.
Justamente por ter a cocriação como um dos seus princípios, a Syntese acredita no poder do grupo de traçar a sua própria trilha de aprendizagem, sem deixar de lado o objetivo central do treinamento.Essa autonomia permite ao grupo sugerir caminhos distintos daquele inicialmente proposto pelo facilitador. Mas o ponto de chegada continua sendo o mesmo. Este é o conceito da Alegoria do Jardim criado pela Syntese e inspirado na experiência do usuário tão prezada pelos designers.
Temos a preocupação de formar os facilitadores que atuam no “Nosso Jeito” e de mantê-los atualizados com as práticas da facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa. Para isso, desenvolvemos algumas iniciativas. Veja a seguir:
Todos os facilitadores da Syntese passam por uma formação na qual se aprofundam em temas, como:
Pressupostos filosóficos da educação
Princípios da Abordagem Centrada na Pessoa
Recursos didáticos que contribuem com a facilitação
Posturas para apresentação
Práticas de facilitação
Esta é uma formação de cerca de quatro meses, para aprimorar o repertório de quem já é facilitador Syntese. Neste curso, o participante acessa inovadoras metodologias e recursos didáticos, todos relacionados à educação. Todas as aulas são “open space”, ou seja, construídas junto com o grupo, respeitando os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa.
Encontros trimestrais de facilitadores Syntese para:
Ampliar repertório dos profissionais
Fortalecer o grupo
Estreitar a conexão deles com os nossos valores
Ampliar a visão de si e de grupo
Ser facilitador com base na Abordagem Centrada na Pessoa não é uma questão de método ou técnica, mas de jeito, de atitude. Exercer os princípios da ACP requer desapego de muitos padrões que adotamos ao longo da vida.A Syntese tem uma equipe que acompanha os facilitadores em alguns treinamentos com o objetivo de apoiá-los nas posturas facilitadoras que a consultoria tanto prioriza.
Os facilitadores da Syntese têm a oportunidade de, mensalmente, participar de rodadas de conversas com Marcos Alberto da Silva Pinto, psicoterapeuta e facilitador de grupos de encontro desde 1990. Marcos ministra cursos e palestras sobre a Abordagem Centrada na Pessoa em todo o Brasil.Ele é idealizador, colaborador e mantenedor do site especializado em ACP, www.encontroacp.com.br. Ajudou a fundar a Associação Paulista da ACP, na qual foi presidente por quatro vezes. Nos encontros com Marcos, os facilitadores da Syntese se reúnem para falar sobre a abordagem, tirar dúvidas que surgem nos treinamentos corporativos e reforçar que, sim, sempre é possível escolher o caminho da facilitação.
” A sala de treinamento é um ambiente de contribuição, um espaço a ser preenchido com o conhecimento, o repertório e as histórias de todos que estão dispostos a compartilhá-los. “
O Canvas da Facilitação foi desenvolvido pela Syntese. É uma ferramenta prática e versátil que permite enxergar todos os aspectos fundamentais para a construção de uma jornada de facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa. Faça o download do canvas da facilitação