Mega Startup Weekend

O que a participação no Startup Weekend ensina sobre inovação e educação

A Syntese nasceu no agronegócio. Alexandre Moreno, fundador e idealizador da empresa, é formado em Agronomia pela UNESP Botucatu, e sua trajetória profissional contribui para que a Syntese não perca a essência do agro, mesmo atuando em diversos setores hoje em dia. No início de setembro, Moreno participou do Mega Startup Weekend (SW), em São Paulo. Essa foi sua segunda experiência, a primeira havia sido como mentor no Startup Weekend Educação. No SW Mega, em uma imersão de 54 horas, os participantes tinham o desafio de criar uma startup do zero. E agro foi umas das áreas contempladas pelo evento. Claro que essa foi a área que Moreno escolheu para inovar. 

Ele e o grupo ao qual se juntou para criar um projeto durante a imersão ganharam o segundo lugar nesta categoria. A ideia foi avaliada pelo júri formado por representantes das áreas de inovação das empresas BASF, Oxiteno e Ultragaz. Moreno e o grupo criaram um aplicativo para gestão da produção de pequenos produtores rurais. Por comando de voz, o produtor envia dados sobre sua produção, como quantidade semeada e/ou mudas compradas, mudas plantadas, hortaliças colhidas, despachadas, devolvidas. A partir dessa apuração, o sistema gera dados analíticos por produto, aponta tendências e prevê riscos. 

“Por meio de informações de mercado e também por conta da vivência dos integrantes do grupo no setor agro, identificamos e validamos com o produtor que ele perde cerca de 40% da produção entre a fase de semear e até a colheita”, conta Moreno. Daí veio a ideia do app batizado de ‘De olho na Roça’. 

A segunda colocação na categoria agro no Mega Startup Wekeend garante ao grupo abertura da empresa e assessoria contábil por três meses; apresentação do pitch (um discurso rápido sobre o produto) para a IBM; criação da marca; fast tracking (apoio na aceleração do negócio) para o programa “Incubadora de Projetos para Negócios Inovadores”, da Escola de Negócios SEBRAE; acesso full, por 3 meses, à plataforma Alura (apoio na tecnologia para negócios digitais), entre outras coisas incríveis. 

“A experiência de participar deste evento nos mostrou que o mundo das startups está muito relacionado com o jeito Syntese”, avalia Moreno. Esse jeito está relacionado à facilitação pela Abordagem Centrada na Pessoa – ACP, abordagem do psicólogo humanista Carl Rogers. Trata-se de um processo de ajuda, no qual o facilitador cria condições para que os participantes do treinamento possam ser eles mesmos. O facilitador tem o papel de fazer os conhecimentos individuais se transformarem em conhecimento coletivo e substancial.

“A experiência no Mega Startup Weekend reforça que é possível aprender fazendo, de maneira ágil, dinâmica, gerenciando eventuais conflitos em um grupo no qual os integrantes estão o tempo todo abertos para ouvir o outro e reconhecer o valor que cada um pode aportar no projeto”, constata. 

Startup Weekend: em busca da inovação 

A Syntese acompanha os movimentos de transformação do mercado. Novos recursos, novas abordagens estão sempre na órbita da consultoria, que desenvolve projetos customizados na área de educação corporativa. O Startup Weekend não foi a única incursão que Moreno fez para estar próximo de núcleos da inovação. No último mês de agosto, ele facilitou, como voluntário, um hackathon, promovido pela construtora HTB, o InovaDay. 

Além de Moreno, duas outras facilitadoras da Syntese – Helena Miyahara e Selma Souto – atuaram como mentoras, apoiando os grupos. Foram 14 horas dando suporte para que o grupo vivesse uma jornada de aprendizagem na qual o objetivo era construir soluções reais para o negócio. Ao término do dia, duas empresas foram reconhecidas pelos jurados – entre eles, o presidente e o vice-presidente da empresa – como soluções inovadoras. A primeira ganhou uma série de prêmios e apoio para implantação do projeto. No próximo mês de novembro, haverá uma segunda edição do hackathon, que também será facilitada pelo time Syntese. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Endereço

    Rua Agissê, 42 Vila Madalena
    São Paulo - SP 05439-010

  • Email

    atendimento@syntese.com.br

  • Telefone

    +55 11 2389 5023