FACILITAÇÃO

Prefácio Livro “Facilitação, um jeito de ser. Educação corporativa pela Abordagem Centrada na Pessoa”

Acreditamos que a Facilitação é um um jeito de ser. É criar condições de ajuda para que a aprendizagem aconteça. O facilitador é um recurso disponível ao grupo. Ouvindo, confiando e reconhecendo o movimento de cada um. Apoiando a construção de um espaço horizontal de colaboração, troca e confiança.

“O facilitador se reconhece como um material de apoio humano para o educando. (...) O facilitador, por sua vez, cria condições de interação pessoal com os educandos, prepara o ambiente psicologicamente favorável para recebê-los, proporciona aos alunos materiais de pesquisa, instiga a curiosidade que é inerente ao ser humano para promover a aprendizagem significativa”

Client Logo
Carl Rogers
Aqui começa sua jornada! Saboreie, reflita, inspire-se. Transforme-se. E, mais importante: Divirta-se fazendo tudo isso!
por Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria e a Play2Flow

Você que está agora lendo este prefácio não se deixe enganar pelo nome do livro, porque ele brinca com sua percepção: Facilitação, um jeito de ser…
Não seria um jeito de fazer? Ou…Um jeito de aplicar, como na bula de um remédio?
Não, porque estamos falando da tecnologia que vai se desenvolver cada vez mais nos próximos anos: TH, ou, Tecnologia Humana, expressa através de
nossa capacidade de acolher, olhar, escutar, ouvir, incluir, integrar, perguntar, interagir, dialogar, ou seja, estar PRESENTE…

(Wellington Nogueira, fundador do Doutores da alegria e empreendedor social)

Tudo isso faz do Facilitar uma Arte essencial, porque coloca as pessoas no papel de cocriadoras de saberes, conhecimentos e soluções, resignificando o papel do Facilitador de maneira fluida e divertida, como num jogo instigante no qual todos saem ganhando. Ganhando o quê, mesmo? Habilidades que nos acompanharão por toda a vida, como, por exemplo, a confiança para investigar possibilidades onde elas parecem não existir; a curiosidade para fazer perguntas e compartilhar ideias que levam a inovações; a serenidade para se expressar sem medo de julgamentos e aprender com os erros; mas, principalmente, desenvolver o dom de dar vida a espaços férteis de criação e criatividade ao qual os participantes têm orgulho de pertencer.
Facilitar é uma Arte que se revela na simplicidade e na Presença; que vai muito além do local de trabalho, porque, quando menos esperamos, ela viaja para as relações junto à família e sociedade.

Por isso, respire fundo e relaxe! Esse livro não é sobre decorar regrinhas, é sobre acessar sua inteligência para tocar vidas – a sua, inclusive – de maneira produtiva, surpreendente, profunda e… É melhor parar por aqui – até porque a Arte de Facilitar também ocorre no que deixamos de falar…Para o grupo desvendar!

Consultoria

A Syntese oferece consultoria na área de gestão de negócios e de pessoas, como:

Gestão de pessoas:

  • Pesquisa de clima
  • Estruturação e desenvolvimento organizacional
  • Revisão, redesenho e implementação de políticas e processos de RH
  • Mapeamento de competências
  • Transformação cultural

Gestão de negócios:

  • Planejamento e Modelo de negócios
  • Plano de sucessão
  • Gestão de projetos
  • Revisão e redesenho de políticas e processos
  • Endereço

    Rua Agissê, 42 Vila Madalena
    São Paulo - SP 05439-010

  • Email

    atendimento@syntese.com.br

  • Telefone

    +55 11 2389 5023