Flávio Roca e Alcielle dos Santos, à direita, no Núcleo Syntese

Os desafios da educação para formação de lideranças

“A escola do século XIX não cabe aos indivíduos do século XXI. Nesse desencontro, a gente cria um meio inovante para a educação.”

Alcielle dos Santos

Compartilhando dessa visão para a educação corporativa, a Syntese convidou Alcielle dos Santos, mestre em educação e doutoranda pela PUC-SP para apresentar a sua pesquisa sobre escolas inovadoras, objeto de seu doutorado.

“As mudanças passam pela gestão, não acontecem em sala de aula”, ela pontua. Por isso, o baixo nível de profissionalização dos gestores escolares é um desafio para a inovação na educação no Brasil, segundo Alcielle. “Nas escolas, em geral, não há planejamento estratégico e não há desenho de processos”, aponta.

Ela estuda três escolas específicas de São Paulo e suas lideranças inovadoras:

  • Colégio Campos Salles – Braz Nogueira
  • Colégio Elvira Brandão – Andrezza Amorelli
  • CIEJA Campo Limpo – Dona Eda (diretora por 20 anos, até 2018) e Diego Elias (atual)

Em sua pesquisa, ela identificou algumas características comuns aos gestores inovadores: eles têm planejamento estratégico, que ajuda, por exemplo, a identificar parceiros com sinergia e a manter a identidade da escola; são transparentes e procuram dar visibilidade às suas ações; querem deixar um legado e, com isso em vista, planejam sua sucessão.

Para um grupo de facilitadores, profissionais de RH, pessoas em transição de carreira e interessados no tema, ela também falou da educação integral, aquela que estimula o desenvolvimento por meio das cinco dimensões do indivíduo: cognitiva, física, cultural, emocional e social.

“A escola tradicional trabalha as três primeiras dimensões, mas escolas inovadoras se destacam nos aspectos social e emocional”, pontua.

Educação inovadora para desenvolver as lideranças do futuro

Ao lado de Flávio Roca, também professor e membro da Cipó Educação, uma cooperativa de professores que atua na formação de educadores e desenvolvida totalmente por cocriação, outra crença compartilhada com a Syntese.

Para Alexandre Moreno, fundador da Syntese, a sinergia é grande entre os trabalhos de Alcielle e o da consultoria, que promove a criação de ambientes de aprendizagem significativa nas organizações por meio da facilitação pela ACP – Abordagem Centrada na Pessoa.

“A escola e o mundo corporativo têm dores parecidas. As pessoas insistem em um modelo tradicional, de pessoas enfileiradas e conteúdo enlatado, mas cada um tem sua própria trilha de aprendizagem. Não há como ter inovação se o ambiente não favorece isso”, diz.

Essas reflexões já foram feitas por Moreno em seu livro “Facilitação – Um Jeito de Ser”: “Se a proposta educacional das escolas é formar alunos para a vida, para o mercado de trabalho, por que não os preparamos de uma forma mais ampla, compatível com os novos desafios da atualidade?”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Endereço

    Rua Agissê, 42 Vila Madalena
    São Paulo - SP 05439-010

  • Email

    atendimento@syntese.com.br

  • Telefone

    +55 11 2389 5023