Syntese e Agro Amazônia: parceria de sucesso no agronegócio

Syntese e Agro Amazônia: parceria de sucesso no agronegócio

A identificação entre o jeito Syntese e a profissional de RH Carla Marques, que ocupa o cargo de gerente de gestão com pessoas na Agro Amazônia, foi instantânea. Tanto que rendeu parcerias em muitos projetos, como o Training Talents, que desenvolve os futuros líderes da empresa; o workshop de vendas com a equipe comercial e a formação de facilitadores com os gestores. 

“Gosto muito do jeito simples de ser da Syntese”, diz ela, que conheceu a consultoria ainda na empresa onde trabalhava anteriormente, a Minerva Foods, quando buscava um parceiro para a Academia de Líderes. Ao trocar de empresa, em meados de 2016, ela teve que lidar com alguns desafios, pois a divisão de insumos agropecuários da Agro Amazônia estava sendo incorporada pela Sumitomo Corporation, um tradicional grupo japonês com mais de 450 anos e presença em 66 países.

“Era um momento em que a equipe estava desmotivada. Eu vim para começar o trabalho de motivação e envolvimento das pessoas nos programas de treinamento e capacitação”, conta Carla, que decidiu, então, convidar a Syntese para ser a parceira no desenvolvimento de pessoas. 

Para além da empatia conquistada já no primeiro contato enquanto atuava na Minerva Foods, agora ainda havia um bônus: Alexandre Moreno, fundador da Syntese, é agrônomo de formação e começou sua carreira no agronegócio, justamente o ramo de atuação da Agro Amazônia.

Quer saber como a história da Syntese começou no agro? Confira a palestra “O que a roça me ensinou sobre educação”, de Alexandre Moreno, no Disrupt RH.

A cocriação e a facilitação pela ACP como diferenciais

Após fazer um trabalho de avaliação das competências dos colaboradores, Carla chegou à conclusão que era necessário implementar um projeto de capacitação para desenvolver talentos e estimular as promoções nas equipes da Agro Amazônia. Assim nasceu o Training Talents, que forma profissionais em todos os cargos, com atividades presenciais e a distância. O programa já está na terceira edição, teve a participação de 41 pessoas e levou à promoção de outras 18. 

“Eu gosto de entender a necessidade da ponta ao esboçar um projeto e a Syntese faz isso muito bem. Antes de elaborar a proposta, Moreno e o facilitador Costábile Matarazzo entraram em contato com pessoas estratégicas. Assim, eles chegaram ao detalhe para compreender nossa demanda e entregaram um plano baseado em informações”, pontua.

A cocriação é o ponto de partida dos programas de educação corporativa elaborados pela Syntese, que utiliza a facilitação pela ACP – Abordagem Centrada na Pessoa. Clique para conhecer os diferenciais da facilitação pela ACP.

Carla diz que o Training Talents é um projeto valorizado tanto pela diretoria, por apoiar os planos de crescimento da empresa, quanto pelos colaboradores. “A gente faz a avaliação da reação dos participantes após o treinamento e os resultados são sempre superpositivos”, comemora.

Próximos treinamentos

O sucesso do programa e da parceria com a Syntese está rendendo outros frutos. Um deles é o workshop de vendas com a equipe comercial para cerca de 80 vendedores. As facilitadoras Selma Souto e Marina Oliveira fizeram uma verdadeira imersão na realidade do negócio, visitando fazendas, em Campo Verde (MT), e filiais, o que ajudou a conectar o treinamento à realidade dos profissionais. Saiba mais aqui.

O próximo projeto em vista é a formação de facilitadores com gestores. Moreno é pioneiro no uso da facilitação pela ACP na educação corporativa e é autor do livro “Facilitação – Um Jeito de Ser”. Além disso, Carla também quer fortalecer o trabalho de recrutamento e seleção junto aos gestores, abordando questões como competências e entrevista, num treinamento facilitado por Bettyna Gau Beni, especialista em RH. 

“A Syntese tem uma simplicidade, mas, ao mesmo tempo, está antenada com o que se está falando no mundo dos negócios e do RH. Os facilitadores são de extrema competência e têm muito conteúdo”, conclui.  

Quer saber como a Syntese pode ajudar o seu negócio? Marque um café conosco.

No Comments

Post A Comment